Meditação na Infância: Aumenta a concentração e o aprendizado

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Meditação para crianças: funciona? Temos o costume de dizer que crianças não têm nenhuma preocupação no mundo. Que não existem motivos para se estressar, ficarem tristes ou angustiadas. Entretanto, desde que nascemos, somos submetidos constantemente a uma grande quantidade de informações. Elas saturam nossos sentidos e afetam diretamente a nossa mente.

Especialmente na infância atual, um turbilhão de atividades e tarefas vão aparecendo junto com a superexposição a estímulos externos, como computadores, celulares, tablets, sem que tenha sido nos dada uma autonomia sobre a mente para lidar com as consequências de tudo isso.

Esse aumento no nível de atividade cerebral pode levar a consequências graves na saúde física e mental durante os anos. Entretanto, se treinamos nossa consciência para que ela desperte desde cedo, conseguimos treinar nossa mente para o nosso bem e para um olhar mais compassivo com o mundo.

Percepção da mente

Vamos conviver a vida toda com a nossa mente. Ela vai determinar a forma como enxergamos tudo ao redor. Logo, o primeiro aprendizado que deveríamos receber desde os primeiros anos de vida é de como perceber essa mente. Aprender a assistir o fluxo de pensamentos constante que nos desestabiliza, entendendo os significados que damos para as aparências do mundo. Tudo isso pode ser feito por meio da meditação.

“O papel da neuroplasticidade de transformar o cérebro emocional, abre novos mundos de possibilidades. Não estamos presos ao cérebro com o qual nascemos, pois temos a capacidade de direcionar deliberadamente as funções que vão florir e as que vão fenecer, as capacidades morais que vão surgir e as que não vão surgir, as emoções que vão florescer e as que vão ser silenciadas”, disse o cardiologista Dr. Georg Tuppy.

O que é meditação?

A meditação é uma prática milenar surgida no oriente. Consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para perceber a consciência. Assistir o fluxo de pensamentos como que sentado em uma estação onde passam trens. Você nunca entra em nenhum trem, apenas assiste com atenção e brilho nos olhos, compreendendo suas visões sobre o mundo para poder modificá-las de forma ativa, com cuidado e compaixão.

A meditação é a consciência que emerge por prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgar os desdobramentos das experiências momento a momento. É uma jornada baseada na observação, uma prática para encontrar quietude no meio das atividades, para encontrar uma centralidade ainda que você esteja ouvindo, vendo, cheirando e degustando.

Por que ensinar meditação para crianças?

Como já falamos acima, a prática da meditação ajuda as crianças a adquirirem consciência e terem o controle da mente desde cedo. Contribui para aumentar a inteligência emocional. Incentivar esse tipo de atividade é essencial para o equilíbrio de todas as pessoas, em qualquer idade. Além disso, a meditação para crianças ajuda a:

-aquietar suas mentes, melhorando a concentração e relaxamento;

-desenvolver a criatividade, imaginação e resiliência;

-aprender a respirar em situações de estresse;

-melhorar a autoestima e treinar a autodisciplina;

-diminuir a ansiedade;

-dormir melhor;

-melhorar o sistema imunológico.

A prática da meditação com seus filhos também inspira conexões saudáveis ​​com você e com todas as outras pessoas. Aumenta a empatia, independente de crenças, origens culturais, étnicas e religiosas.

Fonte: Vittude

Foto: Artem Podrez