Vem chegando uma data bem especial para todos nós: o Natal. E como tornar o Natal especial para as crianças?
Para elas, esse dia significa presentes, comidas gostosas, festas divertidas e lógico, Papai Noel. Sabemos que essa data significa muito mais do que isso. Os papais e as mamães têm um importante papel de passar o verdadeiro espírito natalino para os pequenos.
Organizar o evento – Toda criança adora decorar a casa na época de Natal. Convide seu filho(a) para montar a árvore, colocar as luzinhas (todo cuidado é pouco), fazer um presépio e até mesmo preparar a lista dos alimentos que serão servidos durante a ceia.
A música também é importante nesse processo. Escolha uma playlist com temas típicos desta época: não vai esquecer de ‘Bate o Sino e Noite Feliz’.
A origem do Natal – O Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, então vale a pena contar essa história para seu filho(a). Ler um livro, não necessariamente a Bíblia, mas aqueles livros com imagens, para que eles gravem bem essa tradição. Existem filmes que retratam o nascimento de Jesus. Então prepare a pipoca e faça uma sessão de cinema em casa.
Fraternidade – Embora esse período seja de festa, nem todos tem a oportunidade de ganhar roupas novas, alimentos e brinquedos. Que tal convidar seu filho(a) para adotar uma criança carente? Uma boa ideia e ir até os Correios. Lá existe uma lista “Papai Noel dos Correios” e vocês podem ajudar alguém que tanto necessita de carinho nesse momento.
Reflexão – Para muitos adultos o final de ano é uma época de reflexão. É fazer uma retrospectiva dos pontos positivos e negativos que passamos durante o ano. Convide seu filho(a) para esse momento. Elogie seus pontos fortes e motive-o nos pontos fracos. Com certeza ele(a) se sentirá acolhido(a) e mais preparado para novos desafios.
Feliz Natal!
Foto de Nicole Michalou