A legislação brasileira proíbe veementemente o trabalho infantil. No entanto, a partir dos 14 anos, é possível trabalhar na condição de aprendiz. Alguns programas, incorporados em algumas escolas, despertam o comportamento empreendedor em crianças.
Existe uma passagem bíblica que destaca: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele”. (Provérbios 22:6.)
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), fornece uma ferramenta bastante interessante, 100% gratuita, com o objetivo de motivar a curiosidade empreendedora nas crianças.
Composta por dez videoaulas animadas, a trilha visa atiçar o interesse infantil para buscar oportunidades e trabalhar comportamentos voltados ao empreendedorismo na escola, na comunidade e na família.
As aulas transmitem conteúdos como comprometimento, resiliência e a importância de confiar nas próprias capacidades de enfrentar obstáculos e atingir o sucesso, mesmo frente às adversidades.
Crianças que sabem como perseverar, planejar e avaliar os resultados de seus esforços, serão parte da nova geração, prontas a construir um futuro melhor e mais sustentável.
O curso tem duração de 15 dias. É destinado para estudantes, professores e gestores escolares. Ao final das aulas é possível emitir o certificado de participação.
Foto: Any Lane.
Acesse a primeira aula aqui.